quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Hoje, vamos resgatar uma das figuras mais importantes (para os patinadores) do folclore brasileiro;
Vamos trazer da obscuridão o Jegue Patinador Sanfoneiro! sim, por ser encontrado somente nas longíncuas tundras das terras de Teresina, Piauí, essa criatura mítica rouba as atenções por onde passa, tocando sua sanfona e espalhando os preceitos da patinação.

A lenda reza que por muitos anos, um gentyl patinador arduamente tentava ensinar aos patinadores iniciantes  piauíenses a se equilibrarem nos patins. Um belo dia, pegou pela frente um cabra da peste, que não o perdoou por não ter conseguido se equilibrar e ao tomar um tombo, exclamou "seu jegue, é agora que tu vai se encontrar com seu criador!" e com um tiro certeiro, mandou o patinador para o outro mundo. Mas o patinador não se deu por vencido! voltou do além, onde tudo era mais leve e suave, para nos trazer a verdadeira luz sobre o equilíbrio - A SANFONA! Sim, por Deus, a sanfona! 
Um dos maiores desafios de quem calça os patins pela primeira vez é o de se equilibrar em cima de uma lâmina. As pernas ficam tensas de pavor - e vamos concordar que os músculos das pernas são bastante fortes né? Imagina eles tensos, cheios de gás para sair correndo - só que agora estão presas em 8 rodas! O que fazer???
SAN-FO-NA
Quando ficar em pé, coloque os calcanhares juntos, formando um V com os pés. Neste ponto, flexione um pouco as pernas (dobrando os joelhos) e procure subir e descer levemente, com ritmo, como uma sanfona. Quando começar a andar, dê pequenos passos, sem separar muito os pés, ainda mantendo o V e mantendo a sanfona. Quem já viu uma sanfona, já viu que ela faz movimentos para os lados e torcendo. Vocês vão fazendo a mesma coisa. 
O movimento ritmado e curto vai te dar estabilidade e deslocamento. Mesmo quando vocês estiverem pegando mais velocidade e der aquele medo "e agora, que que eu vou fazer!!!" - deixem seus pés paralelos, deixem os patins te conduzirem e vão fazendo de leve a SANFONA. O equilíbrio será restabelecido e a velocidade vai diminuir ao ponto que você já conhece e controla.
Então tá dado o recado, façam a sanfona e ajudem o jegue sanfoneiro patinador no árduo trabalho de espalhar a suavidade e equilíbrio da sanfona pelo planeta...

2 comentários: