sábado, 1 de fevereiro de 2014


ROLAMENTOS

Muita mítica envolve esses 16 bichinhos que moram dentro de nossas rodas e que são responsáveis pelo nosso deslocamento suave e rápido. Suave e rápido se são de boa qualidade, limpos e lubrificados.
Os rolamentos tem classificações de acordo com a indústria - são nomenclaturas como ABEC, ILQ, SG7. Não precisamos dissecar isso, pois na verdade o importante é que sejam de uma origem boa, um bom produto sempre vai sobrepujar um de má qualidade, não importa seu nome.
Na figura, temos um rolamento totalmente desmontado, demonstrando sua estrutura interna. Atualmente, essa é a configuração padrão para os rolamentos da patinação, mas nada  impede que num futuro próximo outras tecnologias sejam incorporadas. 
Então, você deve estar se perguntando
- O que muda entre um rolamento e outro?
O que difere é basicamente o material utilizado, o tipo de metal (ou liga) o tipo de acabamento das superfícies das esferas e o tamanho das esferas. Um material feito por uma indústria com maior precisão e critério, resulta em um rolamento de boa qualidade.
Um dos maiores diferenciais no mundo dos rolamentos são as características de vedação 
- os rolamentos blindados - que não podem ser abertos para limpeza.
- os rolamentos não blindados - tem uma proteção que pode ser removida, para fins de limpeza.
Um rolamento funciona através de giros, e nesses giros (spin) há um desgaste por atrito das esferas dentro de suas câmaras. Para reduzir esse atrito, é necessário um ambiente lubrificado, que pode ser óleo, graxa ou combinação dos dois. Depois de um certo tempo de uso, esses produtos lubrificantes se desgastam e precisam de reposição. No caso dos blindados, como dificilmente entra qualquer partícula de sujeira, não há necessidade de limpeza. Uma manutenção de algumas gotas de óleo (não de cozinha, faz favor) faz um bem danado. Você pinga sobre os rolamentos e da uns spins (giros) nele, para que parte do óleo (que é líquido e líquido costuma penetrar em qualquer ambiente) penetre na câmara blindada do rolamento. Há quem com a ponta de uma faca, levante alguma parte do tampo do rolamento para facilitar a penetração deste, mas é um procedimento que pode danificar o bichin - fica por sua conta e risco.
No caso dos não blindados, há um anel de vedação, que por vezes tem uma haste de metal segurando no lugar outras não. Você tem de retirar esse anel para poder ter acesso para a parte interna do rolamento, fazer uma limpeza mecânica + química e por fim, lubrificar e fechar.
A kriptonita de todo rolamento (a não ser os desenhados para resistir a água, ou seja os rustproof e os cerâmicos) é a água. Se molhar um rolamento, tem de secar no dia - completamente! Caso contrário, a água vai fazer o que ela faz de melhor num metal - ferrugem (corrosão). Quando isso acontece, seu rolamento produz internamente partículas que vão travar o funcionamento natural dele.  

Deve-se lembrar que os rolamentos foram idealizados para aguentarem uma forte carga de peso, em condições de altas rotações e por vezes impactos - tudo conjugado. Levando-se isso em conta, devemos reconhecer que não é um produto muito frágil. Sendo assim, você não precisa trata-lo como se fosse um bebê. A manutenção, dependerá do quanto você patins e do ambiente. Genericamente podemos considerar uma manutenção a cada 2 meses como um bom intervalo de tempo.

Obs - Não há necessidade de você desmontar seu rolamento como na figura acima para fazer uma manutenção - se você retirar as bilhas do seu ninho, vais sofrer para colocar elas no local, fora que elas costumam sair correndo pela casa e se esconderem nos locais mais improváveis e impossíveis, deixando você completamente doido. Para uma boa limpeza você pode somente abrir o anel de vedação, retirar o lubrificante antigo e as sujidades, lavar, SECAR completamente e lubrificar novamente. Fechou o rolamento e coloca nas rodas. 

Obs² - tenha mais de um jogo completo de rolamentos. Quando for hora de limpar, já terás um jogo pronto para substituir nos seus patins ;)

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